• Roteiro Enogastronómico

    NORTE PORTUGAL

  • Roteiro Enogastronómico

    NORTE PORTUGAL

Roteiro Enogastronómico Norte de Portugal

(9 dias / 8 noites)

Bem-vindo ao Porto!

Porto, uma das mais belas cidades da Europa

Na margem direita do rio Douro, o Porto é uma das mais antigas e mais belas cidades da Europa. Nome muito antigo que faz jus à sua vocação marinheira e mercantil, foi esta a cidade que deu nome a Portugal e ao vinho do Porto, muito apreciado em todo o mundo. Encontre o Rio Douro, o grande rio do Norte de Portugal, que percorre um longo e sinuoso caminho entre montanhas e desfiladeiros até à foz atlântica, na cidade do Porto.

Nos seus morros íngremes que descem até ao rio Douro, descubra a fisionomia ímpar na arquitectura do seu casario. Os mais recentes símbolos da arquitectura contemporânea são a Casa da Música e as obras do famoso arquitecto Siza Vieira.

Neste cenário de charme e encanto, aprecie as vibrantes ruas do centro, coloridas com genuínos merca os e cafés de tradição, e desfrute dos jardins, das praias e da marginal do rio. Nos bares e restaurantes encontra desde a típica taverna ao mais requintado espaço gourmet. O seu centro histórico foi classificado como Património da Humanidade pela UNESCO

*Seguro viagem e passagens aéreas não estão inclusos na prestação de serviços

Programa

*Este roteiro pode ser alterado conforme a disponibilidade e datas

  • Chegada ao aeroporto do Porto
  • Recepção no aeroporto pelo motorista
  • Partida em direção a Barcelos, na região do Vinhos Verdes

Região dos Vinhos Verdes, com as suas colinas verdejantes entre as montanhas e o oceano. Esta é a maior região vinícola de Portugal, estendendo-se desde o rio Douro até à fronteira com Espanha. O Norte de Portugal é maioritariamente montanhoso, com solo composto por granito e ardósia. As vinhas crescem tradicionalmente muito acima do solo. O Vinho Verde é um vinho leve, aromático e elegante, muitas vezes ligeiramente espumante. O seu nome “vinho verde” foi-lhe atribuído devido à sua juventude. O Vinho Verde é um produto único em todo o mundo, com uma mistura de aromas e sabores que o tornam numa deliciosa bebida fresca e natural!

Check-in no hotel Solar de Vila Meã, próximo de Barcelos

Em função do horário de chegada, almoço e tempo livre para descanso.

Desfrute da tranquilidade e serviços boutique de um solar do século XIX, reconvertido num hotel de luxo, rodeado de vinhedos, onde poderá fazer uma caminhada. Aproveite o SPA ou simplesmente relaxe na encantadora piscina.

Ou

Visita à tradicional cidade de Barcelos

Uma agradável cidade medieval conhecida como o principal mercado de cerâmica e artesanato do país e a origem do lendário galo que se tornou o símbolo nacional de Portugal. Ao passear pelas ruas do centro da cidade, ficará surpreendido com a variedade de figuras típicas de cerâmica. A produção destas figuras começou por ser uma atividade subsidiária dos artesãos oleiros que, nos seus tempos livres, gostavam de utilizar pequenas porções de barro que sobravam para fazer pequenos brinquedos para as crianças. As figuras de Barcelos, com o seu carácter distinto e imaginativo, são verdadeiramente únicas, pois representam músicos, acontecimentos do quotidiano, seres mitológicos, entre outros, sem esquecer o famoso galo de Barcelos!

Jantar livre no restaurante do hotel. Surpreenda-se pela reinterpretação
dos pratos regionais, complementada por uma seleção especial de vinhos.
Alojamento.

  • Café da manhã no hotel.
  • Partida para Melgaço, vila junto à fronteira com Espanha, na região dos Vinhos Verdes e onde se produzem os mais famosos vinhos brancos portugueses da uva Alvarinho.
  • Visita privada, prova e almoço em quinta na região dos vinhos verdes, um dos grandes produtores de vinhos verdes portugueses.

As vinhas estão situadas nas colinas soalheiras em redor de Melgaço, no norte de Portugal, mesmo em frente à fronteira com Espanha. A família plantou a primeira vinha nos anos setenta e em 1982 começou a engarrafar o primeiro Alvarinho. O terroir é perfeitamente adequado à casta Alvarinho, a partir da qual se produz o famoso vinho. Hoje a adega dispõe de equipamento enológico que permite um perfeito controlo da vinificação e engarrafamento, respeitando a qualidade das uvas. Pretendem produzir Alvarinho personalizado, sempre com a convicção de manter um tradicionalismo apurado. O estilo do vinho é seco, de corpo médio, com acidez viva. Fruta cítrica de grande qualidade, mineral, envolvente, com grande corpo e longo final de boca.

A família receberá os clientes para uma:

  • Visita guiada às vinhas biológicas e à adega;
  • Uma prova completa de todos os vinhos: Espumante, Alvarinho, Reserva, Primeiras Vinhas;
  • Um almoço em lugar a definir, com especialidades caseiras da região.

Opção 1

Transfer para Valença

Visita à vila amuralhada de Valença

A vila amuralhada de Valença conserva ainda as características de cidade fortificada dos secs. XVII-XVIII ao estilo do arquitecto militar francês Vauban. Praça-forte, as suas muralhas, por mais de uma vez destruídas pelas invasões ora dos bárbaros, ora dos árabes e até pelas invasões francesas. Foram sucessivamente reconstruídas e são únicas em Portugal no seu género. Ao percorrê-las, desfruta-se de belas panorâmicas em cada ângulo e em cada baluarte. Passando as portas, no interior desta praça merece destaque a igreja românica de Santa Maria dos Anjos, do séc. XII, e o fervilhante comércio que cativa visitantes portugueses e espanhóis.

  • Café da manhã no hotel e check-out
  • Visita guiada à cidade de Guimarães, Patrimônio Mundial pela Unesco

    A Unesco inscreveu o Centro Histórico da cidade de Guimarães na lista do Patrimônio Mundial. Uma distinção inteiramente merecida por esta cidade, cheia de memórias históricas e que tem preservado com tanto cuidado seu patrimônio e espaços públicos, proporcionando prazer e deleite aos seus visitantes. Para os portugueses, Guimarães tem um valor simbólico muito especial, pois foi num campo junto às muralhas do seu castelo que D. Afonso Henriques iniciou o processo que levaria à fundação do Reino de Portugal, de que viria a ser o primeiro rei em 1143. A presença do castelo evoca o apaixonante misto de lenda, poesia e heroísmo que envolve o início da história portuguesa.

Almoço de bacalhau num restaurante Minhoto Genuíno, frequentado por Jorge Amado.

Uma antiga mercearia de aldeia minhota deu origem a um despretensioso restaurante regional onde se pode comer aquele que muitos consideram ser o melhor bacalhau grelhado de Portugal. O edifício de pedra de dois pisos confirma que a história deste sítio é antiga e que há bons segredos guardados na cozinha. Jorge Amado, foi um dos favoritos do restaurante e dizia que: “(…) Não há nenhum sítio no mundo onde se possa comer tanto e tão bem como em Portugal. Não há restaurante onde se coma melhor do que nesta pequena casa de pasto, escondida entre vinhas e flores, na aldeia de S. João de Rei”. Aproveite para percorrer a garrafeira e levar para casa um bom vinho de recordação!

Opcional

Almoço no A Cozinha de António Loureiro (estrela Michelin) no centro histórico de Guimarães (com suplemento de preço)

Rodeado pelo centro histórico da cidade, o restaurante inspira-se nos sabores genuinamente portugueses, mas promete uma cozinha moderna, criativa e sustentável. Nos últimos anos, os prêmios chegaram à velocidade de um guisado na panela de pressão. Em setembro de 2018, o “The Kitchen by António Loureiro” foi considerado o restaurante mais sustentável do mundo, num concurso organizado pela Green Key dinamarquesa, que reuniu mais de 2600 concorrentes de 58 países. Ganhou sua primeira estrela Michelin no final de 2018, e a mantém até hoje.

O espaço conta com dois pisos pensados para experiências diferentes: uma sala de refeições comum, com capacidade para cerca de 40 pessoas, com decoração que combina madeira e metal em estilo industrial; e uma zona mais recatada, para refeições lentas e detalhadas. A máxima “from-farm-to-table” é levada a sério, com profundo respeito pelos produtos da estação, que ditam o menu.

Exemplo de menu:

Depois do almoço, partida para o Hotel no Vale do Douro

Admire a épica Região Vitivinícola do Vale do Douro, uma Paisagem Património Mundial da UNESCO O vale é de uma beleza espetacular, com as colinas a descerem abruptamente até à beira da água, tornando-se cada vez mais escassamente povoadas e selvagens à medida que se avança para o interior, com mais terra a ser dada a socalcos de vinhas e, em menor escala, a olivais. Esta é a região do Vinho do Porto e foi, de facto, a primeira região vinícola demarcada do mundo, tendo sido estabelecida em 1756. Os vestígios da indústria do vinho do Porto podem ser vistos ao longo do vale, com todos os nomes das famosas empresas – Ferreira, Cockburns, Taylors, Sandeman e outras – a aparecerem em grandes cartazes nas encostas. A cor da paisagem muda ao longo do ano à medida que as vinhas amadurecem.

Check-in no The Vintage House Hotel, Pinhão.

Ao fim da tarde (cerca das 17h30), a uma curta distância a pé do hotel (2 minutos): visita e prova de vinhos.
Situada no Pinhão, está no coração da mais antiga região vinícola demarcada do mundo, um local de extraordinária beleza. A presença da família Symington ao longo de várias gerações traduz-se num profundo conhecimento da terra e numa visão de longo prazo. É nesta propriedade que se produz o famoso vinho do Porto da marca Dow’s. O incomparável património desta propriedade familiar privada pode ser sentido durante a visita à adega, às vinhas, à antiga adega e, claro, durante a prova dos vinhos. A história da família é inseparável do legado do Vinho do Porto e da magnífica região em que é produzido.

Degustação Premium incluindo 4 vinhos do Porto Dow’s ou vinhos do Douro.

Após a visita, jantar no restaurante Bomfim 1896 com Pedro Lemos.

Pedro Lemos, um renomado chef da cidade do Porto com restaurante estrelado pelo Guia Michelin, desenvolveu uma parceria com a família Symington para criar uma das melhores mesas do norte de Portugal. O restaurante Bomfim 1896 com Pedro Lemos oferece um serviço premium, complementado por uma cozinha que utiliza produtos tradicionais com uma interpretação de autor, inspirada nos vinhos do Douro e do Porto. A sugestão para o jantar inclui um menu de 4 pratos, acompanhado de café e harmonização com 4 vinhos (nível médio).

Alojamento.

  • Café da manhã no hotel
  • Partida para Palácio de Mateus
  • Visita privada ao Palácio de Mateus e aos seus magníficos jardins.

Também conhecido como o Solar de Mateus, e famoso nas garrafas de vinho rosé Mateus, é o expoente máximo da arquitetura barroca em Portugal. Esta recriação barroca foi construída no início do século XVIII, provavelmente por Nicolau Nasoni, para António José Botelho Mourão. Os seus descendentes ainda aqui vivem, mas os visitantes podem percorrer os jardins e parte da casa. As suas alas de granito abrigam um átrio dominado por uma escadaria de balaustrada ornamentada e dominado por estátuas no teto. Atrás do palácio encontra-se um jardim de Alice no País das Maravilhas, com pequenas sebes de buxo, estátuas primárias e um túnel de ciprestes perfumados. No interior, é possível visitar algumas salas, repletas de cortinados de veludo e mobiliário de época. O vinho rosé Mateus, é efetivamente produzido ao fundo da rua pela empresa Sogrape (o maior exportador de vinhos engarrafados de Portugal). O palácio produz também a sua própria gama de vinhos, numa associação com outros produtores de vinho da região.

Opção 1

Partida para Sabrosa, pitoresca vila no Douro onde nasceu o navegador Fernão do Magalhães.

Passeio de bicicleta em Sabrosa (com suplemento de preço)

Sabrosa é uma pequena cidade, famosa por ser o local de nascimento de Fernão de Magalhães, o primeiro navegador a circum-navegar a Terra. Partimos de Sabrosa por estradas rústicas que ligam as numerosas quintas de produção de vinho. O trajeto segue por uma estrada de enorme beleza e reduzido tráfego, uma das mais encantadoras e desconhecidas estradas de todo o Vale do Douro. Os socalcos cobertos de vinha e os seus muros de suporte foram laboriosamente construídos pelo Homem, quebrando a pedra xistosa das encostas. O percurso termina revelando a majestosa paisagem da Região do Douro, com colinas cobertas de vinhas desde o topo até ao rio Douro.

Opção 2

Visita com prova de vinhos na adega Wine & Soul (com suplemento de preço)

A Wine & Soul é a empresa do conceituado enólogo Jorge Serôdio Borges e da sua mulher Sandra Tavares da Silva, também enóloga no Douro. Pintas, nome em honra do irrequieto Pointer do casal, é a marca do seu vinho mais famoso, e um dos mais notáveis em Portugal. Os vinhos aqui são produzidos numa pequena adega boutique e tem origem numa vinha histórica com mais de 70 anos, plantada em socalcos e onde encontramos uma mistura de cerca de 30 castas. O vinho branco da quinta “Guru” foi lançado posteriormente como também os Vinhos do Porto como o Pintas Vintage Porto e o Wine & Soul Tawny 10 anos. Quanto aos vinhos do Douro, o destaque vai para as maravilhosas vinhas históricas da região. Jorge Serôdio Borges foi distinguido como o enólogo do ano em 2011 e 2017.

Visita privada e almoço em um notável produtor de vinhos do Douro e do Porto.

Um responsável terá o prazer de receber o grupo para uma visita privada às vinhas e adegas, seguida de uma prova dos seus vinhos tintos do Douro e do Porto. Esta quinta ancestral está situada na zona do Cima Corgo da Região Demarcada do Douro, na margem direita do rio Douro. Possui 60 hectares de vinhas de excelência, algumas com quase 80 anos de idade. Esta visita especial permitirá descobrir uma das quintas míticas do Vale do Douro, considerada um dos 3 maiores produtores de vinho portugueses. Almoço servido no exterior. Exemplo de ementa:

No fim do almoço:
Cruzeiro privado no Rio Douro num charmoso e típico barco Rabelo em direção ao Pinhão (50 minutos)

Delicie-se a descobrir o Rio Douro e o seu Vale num cruzeiro a bordo de um belo barco de madeira. Do rio temos uma vista única para a zona vitivinícola menos visitada da região do Douro, classificada como Património Mundial. Algumas das míticas Quintas produtoras de grandes vinhos farão parte desta paisagem única: Carvalhas, Rosa, Seixo, entre outras.

Chegada ao Pinhão e visita a pé com a guia à pequena vila do Pinhão

O Pinhão é considerado o centro geográfico da região demarcada do Douro, e é aqui que se encontram muitas das quintas de vinho do Porto, algumas das quais oferecem alojamento em regime de turismo rural. Merece especial atenção a estação de caminhos-de-ferro, construída no final do século XIX, cujo interior é totalmente revestido por painéis de azulejos. Não se pode sair do Pinhão sem visitar o centro das artes industriais, o artesanato; encontrará algumas pequenas lojas com artes tradicionais do Pinhão.

Ao princípio da noite partida para o Restaurante DOC

Jantar gourmet no restaurante DOC, com vistas panorâmicas sobre o rio Douro Este belo restaurante panorâmico foi construído num cais sobre o rio Douro, oferecendo uma vista fabulosa sobre as águas tranquilas do rio e os socalcos de vinhas em redor deste local da Unesco. No exterior, um deck relaxante liga a sala de jantar com uma parede de vidro virada para o rio e permite aos visitantes ter um cenário único durante a refeição. A cozinha representa o melhor da tradição portuguesa de produtos regionais selecionados e de qualidade (carne, peixe, azeite, cogumelos, legumes, enchidos) e uma refinada arte culinária do Chef Rui Paula, um chef com estrela Michelin, combinada com a utilização de alguns grandes produtos internacionais, mas principalmente inspirada nas receitas do Douro. A harmonização de vinhos e comida é um dos imperativos da casa: o restaurante oferece uma excelente escolha da maioria dos melhores vinhos do Douro e foi um dos vencedores do concurso nacional de Vinho do Porto e Gastronomia.
Exemplo de ementa:

No fim do jantar, regresso ao Hotel.
Alojamento.

  • Café da manhã no hotel e check-out
  • Partida para a pequena aldeia de Provesende

Provesende, visita a aldeia histórica vinhateira e degustação de pão artesanal de forno de lenha Provesende é uma antiga aldeia do Vale do Douro, e uma das mais belas e preservadas aldeias vinhateiras. O seu rico património inclui 13 casas nobres com imponentes fachadas barrocas e neoclássicas, do século XVI ao XVIII, com os seus braços e cantarias de granito, o pelourinho, a fonte do século XVIII, a igreja matriz e as ruelas tortuosas. A padaria tradicional onde o cheiro a pão fresco feito em fornos de lenha enche o ar, a loja de artesanato com artigos únicos da cultura portuguesa são apenas alguns pontos de interesse a explorar. Visita à padaria logo pela manhã e degustação do pão artesanal encerra aos domingos, feriados e férias).

  • Partida para Sabrosa, para visita a um pequeno produtor local de azeite
  • Visita privada e degustação de azeite

Com o Sr. António, o próprio produtor, terá a oportunidade de apreciar o carácter mais humano e autêntico da produção de azeite, que lhe oferece uma visita guiada às instalações com apresentação dos equipamentos utilizados na produção de azeite e explicação das diferentes técnicas utilizadas nesta operação. Combinando processos tradicionais de produção de azeite com os mais modernos processos de extração, o azeite virgem extra é obtido a partir de azeitonas limpas e frescas, sem a intervenção de agentes químicos. Terminada a visita, o produtor oferece uma deliciosa degustação de azeite com pão, acompanhado de produtos olivícolas, bem como outros produtos caseiros.

  • Partida para uma quinta tradicional de vinho do Porto e Douro
  • Visita guiada, prova e almoço em uma tradicional vinícola.

Trata-se de uma Quinta (propriedade vinícola) com uma história que remonta ao século XV. As vinhas têm uma idade média superior a 40 anos e a quinta mantém a tradição de produção de vinhos do Douro e do Porto. O acolhimento inclui a familiarização com a história da quinta e o seu ambiente. A adega típica da casa inclui tanques de granito (lagares) que ainda hoje são utilizados para a vinificação em setembro/outubro. A visita guiada inclui as vinhas em redor da casa, a adega tradicional e termina com uma prova de três vinhos, seguido de almoço na quinta com vinhos do produtor.

Partida do Vale do Douro em direção à região de vinhos do Dão, no centro de Portugal
No trajeto, breve paragem para: Visita a Lamego, a cidade monumental do Vale do Douro

Situada a cerca de 12 km das margens do Douro, Lamego, cidade muito antiga, conheceu, no séc. XVIII, um tempo de grande prosperidade quando aqui se produzia um “vinho fino”, que esteve na origem do afamado vinho do Porto. Dos tempos medievais dão testemunho o castelo, no alto da cidade, a Sé e a pequena igreja de Santa Maria de Almacave. Histórias contadas nos azulejos que revestem as paredes, pintura sacra e belas decorações em talha de ouro acrescentadas na época barroca são motivos para entrar quando passar por elas.

Região de vinhos do Dão, demarcada desde 1918

Esta região vinícola, oficialmente reconhecida no início do século XX, é hoje uma das mais apreciadas pelos especialistas. É uma região com os mais ricos e verdadeiros repertórios de tradições, usos e costumes, ligados à vinha e ao vinho. Estende-se num acidentado relevo de montanhas, que de certa forma protegem as suas vinhas dos ventos marítimos e continentais. Dispersos por toda a vasta região, encontramos os diversos centros de vinificação e algumas empresas que comercializam o vinho. Da associação harmoniosa desses fatores de índole humana, com os culturais – existência de excepcionais condições de clima, sol, exposição e castas nativas de qualidade – resultam o vinho do Dão, produto de uma originalidade e tipicidade próprias, que justifica plenamente a sua reputação, dos quais se destacam os vinhos tintos, de cor rubi, incorporados, sólidos, aromáticos, harmoniosos e um tanto aveludados; e os vinhos brancos, frescos, leves, aromáticos e de cor citrina.

Check-in no charmoso Hotel & Spa Valverde Santar (descrição em anexo) na bucólica vila jardim de Santar que alguém já designou como o Saint Emilion de Portugal.

Jantar livre no hotel No restaurante Memórias, pelas mãos do Chef Luís Almeida pode saborear uma cozinha de raízes, com produtos tradicionais e locais e técnicas da cozinha moderna aliadas à cozinha tradicional, resultando numa saborosa reinterpretação dos clássicos da região. Os produtos são, sempre que possível, um legado beirão, adquiridos a produtores locais e de origem conhecida, numa abordagem que se quer cada vez mais “da horta para o prato”

Alojamento.

  • Café da manhã no hotel
  • Caminhada até à Casa de Santar, produtor de vinho na região do Dão

Visita Casa de Santar – um solar com belos jardins
Esta magnífica casa senhorial, construída entre os séculos XVII e XVIII, está rodeada de belos jardins, vedados por sebes e buxo que conduzem, através de um labirinto de flores, às imponentes caves. As caves são construídas em granito, com belos azulejos antigos e um ambiente do passado, encerrando o mais moderno e avançado equipamento de vinificação. Há registos escritos que estabelecem que a uva foi aqui plantada pela primeira vez no início do século XVII, dando a esta impressionante propriedade uma história de 400 anos de produção de vinho.

Almoço com os aromas e sabores típicos do Dão, oferecendo uma cozinha de autor admirável, aliada à paixão pelo vinho, proporcionando uma experiência enogastronómica notável. A reinterpretação da cozinha tradicional portuguesa pelo Chef Henrique resulta em pratos surpreendentes, onde o passado e o presente se cruzam de forma inesperada.

No fim do almoço partida para um produtor de queijo da serra:
Visita a um produtor e degustação do Queijo da Serra

Visita a um produtor deste queijo de qualidade excecional na zona demarcada onde se produz o Queijo da Serra. O Queijo da Serra é o mais importante queijo artesanal português e um dos mais famosos, não só em Portugal, mas entre os apreciadores de queijo de todo o mundo. É produzido a partir de leite de ovelha da raça Bordaleira da Serra da Estrela, coalhado com cardo e por esgotamento lento da coalhada. Tem um período de maturação de cerca de 45 dias e pode ainda evoluir para “velho”, com um sabor mais intenso. É um queijo de pasta semi-mole, branca ou ligeiramente amarelada, uniforme, que consoante a maturação se torna amanteigado ou mais denso.

Visita Queijo da serra de Setembro até Janeiro.

Opcional

Visita e prova de vinhos (com suplemento de preço)

O Dão é a região vitivinícola clássica de Portugal e foi a primeira região demarcada do país para vinhos não fortificados. Localizada em Silvã de Cima, numa área de 40 hectares de vinha entre o Vale do Pereiro e o Vale do Sequeiro, com uma vista deslumbrante sobre a Serra da Estrela, essa propriedade tem uma história rica relacionada com a produção de vinho. Inclui um antigo lagar numa rocha monolítica, localizado junto à vinha, um dos mais antigos vestígios históricos da tecnologia de produção de vinho na região do Dão, indicando a forte ligação com a natureza. A propriedade dispõe ainda de um edifício de adega de última geração, projetado pelo arquiteto Carlos Castanheira, que utiliza materiais como a madeira e a cortiça, integrando considerações ecológicas e de sustentabilidade.

No fim da visita regresso ao hotel.

Após tempo de descanso, transfer para o restaurante
Jantar no restaurante Mesa de Lemos, com a cozinha sustentável do Chef Diogo Rocha
(estrela Michelin e estrela verde Michelin em 2022)

Celso de Lemos sonha, acredita e concretiza, e foi assim que surgiu o Mesa de Lemos, com o desejo de oferecer à região um restaurante distinto em que a portugalidade fosse a sua maior identidade. Para o efeito, convidou o chefe Diogo Rocha, natural da região, para liderar este espaço de excelência, apostado em aliar os melhores produtos regionais e nacionais às modernas técnicas de cozinha. Este projeto único assenta numa gastronomia sustentável centrada nos sabores sazonais, onde a principal preocupação são os ingredientes, muitos deles provenientes da própria Quinta de Lemos, mantendo-os no seu estado mais puro e natural e levando-os à mesa com os sabores mais genuínos. É esta a filosofia que aqui se pratica. Em perfeita harmonia com a natureza, as montanhas, as vinhas e a tranquilidade do interior do Dão, o Mesa de Lemos oferece aos seus clientes uma viagem gastronómica, convertendo a essência dos ingredientes portugueses em pratos puros, simples e deliciosos. Em novembro de 2019, o restaurante foi distinguido com uma estrela Michelin, repetindo a distinção nos seguintes anos. Foi também em 2022 que o Mesa de Lemos foi distinguido com a Estrela Verde Michelin para a gastronomia sustentável.

No fim do jantar regresso ao Hotel
Alojamento

  • Café da manhã no hotel e check-out
  • Partida em direção à região de Vinhos da Bairrada

É na Beira Litoral, entre Águeda e Coimbra, que se situa esta região de terras planas e férteis, e de clima suave influenciado pela proximidade do mar, ela estende-se desde as Serras do Caramulo e do Bussaco até ao litoral. A Bairrada é uma região de uvas, vinhedos e grandes vinhos de fama nacional e internacional. As paisagens, de colinas suaves, foram conquistadas pelas vinhas há muitos séculos, quando Portugal nasceu. Nos finais do século XIX os vinhos da Bairrada expandiram-se pelo Mundo, enquanto na Anadia se produziam os primeiros espumantes, cuja qualidade logo foi reconhecida em Paris, na exposição Universal de 1900, com medalha de ouro.

Visita à Adega

A adega é o resultado da associação de duas famílias tradicionais da Bairrada, a família Pato e a família Melo Campos. A produção de vinho remonta ao século XVIII. O engarrafamento iniciou-se na década de 1970. Os artesãos da adega combinam técnicas ancestrais do velho mundo com o melhor da tecnologia do novo mundo. Concebem 18 vinhos diferentes para satisfazer os diferentes gostos dos consumidores. Todos os anos experimentam novas técnicas, tentando sempre criar estilos sem cair na monotonia da repetição. Esta filosofia está expressa na arquitetura da nova adega, onde a parte inferior representa as melhores tradições do velho mundo e a parte superior a abertura de espírito do novo mundo. A equipa de viticultores é o resultado da combinação da experiência de uma vida inteira dedicada à viticultura com os mais recentes conhecimentos nesta área. Receção e visita guiada à adega, que incluirá uma prova de vinhos.

Almoço dedicado ao Leitão da Bairrada e aos seus vinhos (sujeito a confirmação)

Almoço memorável na companhia de um renomado produtor, que abrirá durante a refeição alguns dos seus vinhos especiais.O leitão da Bairrada é a maior riqueza gastronómica da região e um dos símbolos gastronómicos de Portugal. Temperado de forma tradicional com uma pasta de sal e pimenta, no espeto durante duas horas em forno de lenha pelas mãos de especialistas nas voltas e reviravoltas da sua preparação, amarelo como ouro na sua lenta pintura a quente, o leitão é verdadeiramente uma iguaria divinal.

Transfer para a cidade do Porto. À chegada:
Visita panorâmica e de familiarização com a cidade do Porto

Na margem direita do rio Douro, o Porto é uma das mais antigas e mais belas cidades da Europa. Poderá apreciar a beleza desta cidade nesta visita panorâmica pela marginal do Porto. Começando pelo Castelo do Queijo, passando pelos jardins da avenida Montevideu, as praias da Foz, a Praça da Ribeira e os seus bares e cafés na margem do rio Douro.

Check in no The Yeatman Hotel (descrição em anexo). Durante a tarde, ao lado do hotel, e com muito breve caminhada:
Visita guiada privada e degustação nas caves Taylor’s;

As caves da Taylor’s estão situadas em Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio Douro, a partir do Porto. Fundada em 1962 por Job Bearsley, a Taylor’s continua a ser um produtor de vinho do Porto totalmente independente, gerido por descendentes das famílias Fladgate e Yeatman. A Taylor’s é considerada pela maioria das autoridades vinícolas como um dos maiores exportadores de vinho do Porto, sendo famosa sobretudo pelos seus sublimes e longevos vinhos do Porto Vintage, que atingem sistematicamente os preços mais elevados em leilão, e pelos velhos e distintos vinhos do Porto Tawny. Mas a Taylor’s é também uma casa inovadora, pioneira no sucesso do estilo Late Bottled Vintage e Rosé. Visita guiada privada às caves onde o Vinho do Porto está a amadurecer, seguida de uma prova de 4 vinhos.

Jantar no elegante restaurante das caves de vinho do Porto

O Restaurante Barão Fladgate goza de uma localização espetacular e de um ambiente atmosférico nos terrenos das caves de vinho do Porto da Taylor’s, com vistas magníficas sobre o rio Douro e o antigo centro histórico do Porto. Oferece uma interpretação contemporânea da cozinha tradicional, onde a tónica é colocada nos ingredientes locais frescos e na apresentação dos sabores autênticos de Portugal. A carta de vinhos apresenta uma grande variedade de rótulos das principais áreas vinícolas portuguesas e, como seria de esperar, uma escolha abrangente de Portos envelhecidos em madeira e Vintage. No verão, o Barão Fladgate abre a sua esplanada ao ar livre, onde os clientes podem desfrutar de uma escolha de pratos ligeiros enquanto apreciam o espetacular panorama da cidade velha.

Alojamento.

Café da manhã no hotel.

Caminhada com degustações pelo centro histórico do Porto, Património Mundial da Humanidade Esta inesquecível caminhada pelo Centro Histórico do Porto, Património Mundial da UNESCO, atravessa as ruas antigas e vielas medievais e terá oportunidade de visitar alguns dos monumentos mais importantes do Porto, como a Estação de S. Bento, uma joia neoclássica, e a Sé Catedral. Nas praças animadas e coloridas e nos cafés tradicionais e muito singulares, é possível descobrir o autêntico coração do Porto. Esta caminha inclui duas paragens em locais encantadores, para que possam relaxar enquanto bebem um copo de vinho (ou refrigerante) e petiscam uma especialidade tradicional.

Ao fim da manhã para almoço em Matosinhos.

Almoço num restaurante de peixe e frutos do mar, próximo do porto de pesca de Matosinhos Matosinhos é o maior porto de descarga de sardinha, da saborosa sardinha portuguesa, mundialmente famosa. Um agradável restaurante, numa das ruas junto ao porto de pesca, é o local ideal para um almoço com as mais delicadas iguarias do mar: os diferentes mariscos, com destaque para os saborosos percebes, o camarão da costa e a santola recheada, e uma escolha de peixes para grelhar, especialmente a sardinha. O Vinho Verde, leve, fresco e com ligeira acidez, da vizinha região do Minho, é o par ideal para esta delicada comida.

No fim do almoço regresso ao hotel. Tarde livre.
Jantar livre ou opção para: Jantar no restaurante gourmet do hotel The Yeatman, duas Estrelas Michelin (com suplemento de preço)

O The Yeatman é um hotel de luxo dedicado à temática do vinho, um destino de eleição para gourmets e epicuristas. A vista sobre a cidade do Porto é deslumbrante. Sob a direção do Chef Ricardo Costa, premiado com duas estrelas Michelin, o restaurante oferece uma cozinha deliciosa inspirada nos produtos frescos locais e na estreita relação entre o vinho e a gastronomia, com sofisticação e elegância. A carta de vinhos portugueses é muito completa. Jantar de degustação.

Alojamento.

Check-out e partida para aeroporto do Porto.
Fim do programa.

Alojamento

Alojamento Barcelos

(2 noites)

Solar de Vila Meã, Barcelos

O Solar de Vila Meã conta com uma localização privilegiada, no concelho de Barcelos. Além de estar a cerca de 30 minutos das cidades do Porto, Braga e Guimarães, encontra-se a uma curta distância da montanha e da praia. Solar de Vila Meã é um hotel boutique onde pode conhecer as curiosidades históricas da região. Deixe-se levar pelos trilhos naturais, pela autenticidade das pessoas e pela singularidade do seu artesanato. Experimente os ofícios e a gastronomia locais e familiarize-se com as sofisticadas nuances do Vinho Verde da região. Deixe-se perder na visão dos campos desenhados pelas árvores, pontuados por construções dispersas e por coloridas encostas em direção ao horizonte.

Alojamento no Douro

(2 noites)

Vintage House Hotel, Pinhão (Vale do Douro)

Situado em pleno coração do Douro, o Vintage House é uma perfeita simbiose de arquitectura tradicional e gosto pelos valores antigos, com o conceito moderno de conforto em toda a sua extensão. Desde os quartos com vista para o rio, ao mais discreto canto da paisagem. O Vintage House convida à plena tranquilidade, num cenário natural único, ponto de partida para deslumbrantes passeios por quintas e vinhedos da região Demarcada mais antiga do mundo. O hotel tem 37 quartos e 6 suites todos equipados com ar condicionado, TV, telefone directo e cofre. Restaurante, bar, piscina e loja de vinhos complementam a oferta da unidade.

Alojamento em Santar

(2 noites)

Hotel & Spa Valverde Santar, Santar

O Hotel & Spa Valverde Santar, antiga Casa das Fidalgas, localizado na paisagem de exceção de Santar, é todo cercado por muros, com uma área aproximada de 6 hectares. A casa foi mandada construir no séc. XVII por Domingos Sampaio do Amaral, por ocasião do casamento de sua filha D. Joana de Sampaio com João de Almeida Castelo Branco. Foi passando de geração em geração até que, em 1975, Pedro Brum da Silveira Pinto a doou ao representante da Casa Real Portuguesa, D. Duarte Pio de Bragança, Duque de Bragança, e ao seu irmão, D. Miguel de Bragança, Duque de Viseu. Hoje, a antiga Casa das Fidalgas, foi convertida num boutique hotel de luxo.

Alojamento no Porto

(2 noites)

The Yeatman Hotel, Porto (V. N. Gaia)

O The Yeatman é um extraordinário hotel, de estilo clássico, inserido na zona histórica das Caves de Vinho do Porto em Vila Nova de Gaia. O The Yeatman tem inúmeros espaços exteriores, 14 suites e 68 quartos, que proporcionam deslumbrantes vistas para o Rio Douro e o Centro Histórico do Porto. Apesar da sua proximidade às maiores atracções da cidade, encontra-se localizado numa zona tranquila. Um refúgio que propicia uma vista indescritível a partir dos extensos espaços exteriores, e onde pode relaxar na panorâmica piscina aquecida. O Wine Spa Caudalie do hotel oferece uma variedade de tratamentos e produtos especialmente formulados à base da uva e da videira. Tem à sua disposição um programa que permite usufruir de uma selecção de terapias e tratamentos na privacidade dos seus próprios quartos. No Restaurante Yeatman os sabores tradicionais portugueses são interpretados e apresentados num estilo contemporâneo, com uma cozinha de imaginação. No fim do dia pode apreciar um bom vinho no Wine Bar do hotel enquanto desfruta de uma deslumbrante paisagem.

Preços e Condições

Preços estimados por pessoa:

  • Mínimo 2 pessoas: Valores sob consulta
  • 4 pessoas: Valores sob consulta
  • 6 pessoas: Valores sob consulta

Suplementos:

  • Suplemento Single: Valores sob consulta
  • Suplemento Menu Degustação A Cozinha – Chef António Loureiro: Valores sob consulta
  • Suplemento E-Bike tour com guia desde Sabrosa à Quinta do Crasto: Valores sob consulta
  • Suplemento Visita e Prova Premium Wine and Soul: Valores sob consulta
  • Suplemento Visita e Prova Terroir na Quinta da Taboadella: Valores sob consulta
  • Suplemento Visita guiada a Ponte de Lima: Valores sob consulta
  • Suplemento Menu Degustação com harmonização de vinhos The Yeatman Gastronomic Restaurant: Valores sob consulta

Incluído:

  • Guia certificada a acompanhar os clientes durante a estadia
  • Transporte privado conforme descrito no programa
  • Alojamento 2 noites em Quarto Superior Hotel Solar Vila Meã
  • Visita e Prova Soalheiro 40 anos com Luis Cerdeira e almoço típico em lugar a definir
  • Almoço restaurante típico minhoto
  • Alojamento 2 noites em Quarto Standard Vista Rio no Hotel Vintage House
  • Visita guiada ao Palácio de Mateus e seus jardins
  • Visita e almoço na Quinta do Crasto com harmonização de vinhos Superior
  • Passeio de 50 minutos em Barco Rabelo
  • Visita e prova a um lagar de azeite com degustação
  • Visita e prova com almoço Menu 3 pratos na Quinta da Pacheca com vinhos Reserva
  • Jantar com menu de degustação 4 pratos harmonizado com vinhos no Restaurante DOC
  • Alojamento de 2 noites em Quarto Deluxe Valverde Santar Hotel & Spa
  • Visita e prova Casa de Santar
  • Almoço Paço dos Cunhas – Menu do chef 6 momentos com harmonização
  • Visita a um produtor de Queijo Serra da Estrela e degustação
  • Jantar Mesa de Lemos com Menu de 6 momentos com harmonização
  • Visita e Prova na Adega Luís Pato
  • Almoço em restaurante típico da Bairrada
  • Visita privada e Prova nas Caves Taylors
  • Jantar com 3 pratos com harmonização de vinhos nas Caves Taylor’s
  • Alojamento 2 noites em Quarto Executivo no Hotel The Yeatman
  • Passeio a pé pela baixa do Porto com a guia com 2 paragens para degustação
  • Almoço 3 pratos no Restaurante Os Lusiadas com vinhos incluídos

Não Incluído:

  • Seguro de viagem
  • Voo para Portugal
  • Early check-in ou late check-out nos hotéis
  • Transfers individuais ou não mencionados como incluídos
  • Despesas pessoais
  • Entradas em monumentos além dos mencionados como incluídos
  • Refeições além das mencionadas como incluídas
  • Gratificações

Reservas

  • Roteiro sujeito à disponibilidade
  • Preços sujeitos a alterações aquando da confirmação final do cliente

Condições de confirmação e pagamento

  • Pagamento de depósito de 500€, dedutiveis no valor final da reserva.
  • Pagamento de confirmação de 25% do total para garantia de serviços, no momento da confirmação.
  • Pagamento de  75% do tour até 30 Dias antes do inicio do roteiro.
  • Todos os pagamentos deverão ser efetuados via PIX.

Política de cancelamento

  • Depósito de confirmação não reembolsável
  • Cancelamentos até 30 dias antes sem penalização, salvo o depósito de confirmação que tenha sido solicitado pela Vinitur
  • Cancelamentos a menos de 30 dias e no-show: 100% de penalização sobre o valor total do tour
  • Com cada cancelamento, será revisto o valor total em função do número de participantes

Reembolsos

  • Depois de iniciada a viagem, não será devido qualquer reembolso por serviços não utilizados pelo cliente.

Quem somos

A Class1One Wine Experience é mais do que uma agência; é uma porta de entrada para um mundo onde a alta gastronomia enológica se entrelaça com a rica cultura de milenar de Portugal. Especializada no encantador Porto, oferecemos experiências exclusivas que revelam as belezas das diversas regiões vinícolas do país, desde a vibrante Região dos Vinhos Verdes até o majestoso Douro, passando pelo acolhedor Dão, a tradicional Bairrada e as icônicas Caves do Vinho do Porto.

Nosso compromisso é oferecer uma jornada inesquecível, onde cada taça revela uma narrativa rica e cada lugar resgata histórias que aquecem a alma. Além de degustações guiadas por especialistas apaixonados, oferecemos harmonizações gourmet meticulosamente planejadas, criando momentos de pura sinfonia entre sabores e aromas. Desenhamos roteiros personalizados que vão além do comum, permitindo uma exploração íntima e exclusiva dos vinhos de Portugal, sempre com hospedagem em hotéis e vinícolas deslumbrantes que tornam cada instante inesquecível.

Com um atendimento impecável que coloca o cliente no centro de tudo, aliado a uma hiperpersonalização que reflete nossa profunda preocupação em servir com excelência, cada interação se transforma em uma experiência verdadeiramente singular. A Class1One Wine Experience se compromete a não apenas levar você a lugares icônicos, mas a criar memórias que perdurarão para sempre. Junte-se a nós e descubra a magia dos vinhos portugueses, onde cada brinde se transforma em uma celebração da vida, da amizade e das experiências compartilhadas, fazendo de cada momento um tesouro guardado no coração.

    WhatsApp

    Please prove you are human by selecting the plane.